Perfil “Eu Gestor” é um canal estratégico para difusão de conhecimento sobre Gestão Pública

Criado em junho deste ano pelo Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão – GGPOG, Marcelo Dantas, o perfil no Instagram @eu_gestor já conta com quase 3.800 seguidores e demonstra o quanto as redes sociais podem ser grandes ferramentas de apoio a projetos da gestão pública, ajudando a difundir conhecimentos da área de maneira mais simples e rápida.

eu_gestor-1O perfil @eu_gestor é um projeto que nasceu da necessidade de tornar mais acessíveis as informações relativas à administração pública. “A ideia surgiu quando comecei a perceber que, mesmo com todas as informações disponibilizadas nos dias de hoje, ainda é difícil para a sociedade compreender o funcionamento da gestão pública. Os dados são apresentados, mas a explicação desses dados não é passada para a sociedade com clareza. Então, não adianta criar um Portal da Transparência e colocar vários dados lá se o cidadão não souber interpretá-los. Queremos começar a transformar esses temas que aparentemente são complicados em algo fácil e prazeroso de aprender”, explica Dantas.
Com o objetivo de disseminar conteúdos e ser um instrumento capaz de proporcionar maior transparência para a gestão pública, o perfil eu_gestor colabora para a garantia do controle social. “O controle social é o controle do cidadão, é uma das formas que o cidadão tem de poder participar das tomadas de decisão. Para que a população possa utilizar esses mecanismos, ela precisa conhecer do assunto a respeito do qual vai cobrar e exigir. Nos posts do perfil, já abordei temas como o orçamento participativo, os conselhos municipais e a lei de acesso à informação, que estão ligados ao controle social. Em breve, falarei sobre o Portal da Transparência e a Ouvidoria”, esclarece o gestor.
Licitação, Lei de Responsabilidade Fiscal, Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual, Empenho de Despesa, Emenda Parlamentar são alguns dos conteúdos apresentados no perfil, sempre de forma didática, facilitando o entendimento através de exemplos e comparações presentes no dia a dia do cidadão. “O feedback positivo dos nossos seguidores – que chamo de gestores – nos faz perceber que estamos no caminho certo. Tenho recebido muitos directs e comentários, me pedindo indicação de livros, fazendo questionamentos, tirando dúvidas”, revela Dantas. De acordo com ele, também houve um aumento na procura por cursos relacionados à gestão pública tanto no centro de formação dos servidores como na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, após a criação do perfil.
A partir dessa demanda, o gestor já realizou uma palestra na Associação Brasileira de Orçamento Público falando sobre desvinculação das receitas da União, sobre o Projeto de Emenda Constitucional das Desvinculações de Receita do Estado e sobre o Projeto de Emenda Constitucional dos Limites de Teto. O material pode ser acessado no site da ABOP PE. Como um desdobramento do @eu_gestor, Marcelo Dantas pretende realizar, futuramente, seminários em parceria com outros colegas gestores para propagar cada vez mais o conhecimento gerado no perfil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s