A Associação dos Gestores Governamentais de Planejamento Orçamento e Gestão (AGGPOG) participou, entre os últimos dias 26 e 28 de maio, do VIII Congresso Consad de Gestão Pública, realizado em Brasília. Newton Cerezini e Sandra Moraes, presidente e vice, respectivamente, marcaram presença no evento que é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração e aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Esta foi a maior edição do evento, em 15 anos de existência do Consad, com a participação de 2.285 congressistas.
Este foi o primeiro grande evento que a nova diretoria da Aggpog, eleita no início de maio, participou. Newton Cerezini classificou a experiência como extremamente positiva. “Eu e Sandra nos dividimos e assistimos mais de 20 palestras. É uma grande oportunidade de entender como a Gestão Pública funciona em outros estados. Ao analisar as experiências em outros locais, até mesmo em outros países, podemos avaliar o que nós fazemos de bom e que serve de exemplo para outros gestores, e também apreender o que é feito com excelência em outros Governos e poder replicar isso em Pernambuco”, explicou o Presidente.
Os dois representantes da Aggpog voltaram para o Recife com todo o material do Congresso compilado em um CD. “Já estamos distribuindo entre os Gestores e vamos pensar numa forma de repassar os trabalhos apresentados no Congresso da Consad para o maior número de gestores governamentais possíveis. Esperamos que a apresentação deste material ajude a aumentar a participação da Aggpog e da própria Seplag em eventos como este. Pude perceber aqui que o nosso modelo de gestão já é amplamente conhecido. Agora precisamos participar mais”, afirmou Sandra.
Dentre as várias palestras que foram ministradas em Brasília, os pernambucanos destacaram a de abertura proferida por Maryantonett Flumian, presidente do Institute on Governance do Canadá. A Conferência Magna tinha como tema Caminhos para a Melhora da Eficiência e da Qualidade dos Serviços Públicos. “A canadense apresentou ideias simples, fáceis de serem aplicadas e que podem dar, inclusive, resultados em curto prazo. Basicamente, o Canadá começou a pensar o serviço público para o cliente, ou seja, para a população”, disse o presidente.
Outro ponto positivo da viagem foi a possibilidade de estreitar os laços com os gestores governamentais da Secretaria de Administração de Pernambuco e sua associação, a Agadpe. “Há uma necessidade enorme de integrar ainda mais as três carreiras de gestores do Estado para fortalecer, não só a carreira, mas o Modelo de Gestão como um todo. O convívio com os gestores da SAD foi muito interessante e precisa ser ampliado”, finalizou Sandra.
Gente, muito válida a iniciativa para a participação da AGGPOG no CONSAD ! Parabéns ! Ajuda a fortalecer a nossa carreira, propicia a troca de conhecimentos no que tange às experiências de gestão pública realizadas em outros locais e a difundir nossas atividades. Priscilla Oliveira.
Date: Wed, 3 Jun 2015 15:06:25 +0000 To: pri1112@hotmail.com
Parabéns a Newtão e a Sandra, vocês muito bem nos representam. Espero que possamos melhorar cada vez mais o nosso estado, e iniciativas como essa, onde há troca de experiências, certamento nos ajudam a dar um passo a frente.