Com foco na gestão, Pernambuco tem a maior melhora no IDEB e ocupa a quarta posição

A gestão transformadora que mostra resultados!

A gestão transformadora que mostra resultados!

Nesta sexta-feira, foram divulgados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013. Pernambuco teve papel de destaque nos resultados mostrando melhoras substanciais no índice responsável por avaliar a qualidade da educação no Brasil. Hoje, o secretário da Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas, destacou o importante trabalho que vem sendo feito através do Pacto pela Educação, política pública de educação do estado. Os gestores governamentais de planejamento, orçamento e gestão têm grande responsabilidade no desenvolvimento da política.

Atuando desde 2011, o Núcleo de Gestão por Resultados na Educação participou da formulação das diretrizes e indicadores do Pacto pela educação. Além da apresentação elaborada bimestralmente com os principais indicadores de cada escola e gerência regional, os gestores governamentais contribuem realizando diagnósticos e reuniões de gestão com os gerentes regionais e com a equipe gestora das escolas prioritárias. As escolas prioritárias são aquelas com resultados inferiores que precisam de um apoio maior para conseguir melhorar o processo de ensino aprendizagem e dessa forma alcançar resultados mais elevados. Inclusive algumas das reuniões com os gestores escolares acontecem na própria unidade de ensino, onde o gestor governamental tem a oportunidade de elaborar uma análise comparativa entre os indicadores da escola e sua estrutura física, equipe administrativa e pedagógica e os próprios alunos. Auxiliam na elaboração de planos de ação para resolução dos problemas encontrados e na disseminação da gestão voltada para resultados.

Os resultados na Educação são mais lentos, mas já observamos melhorias muito significativas como a redução da taxa de abandono dos estudantes que em 2007 era 24% e em 2013 passou a ser 5,4%. Outro resultado recente, divulgado hoje, que comprova os avanços na educação em Pernambuco é o do IDEB 2013. Pernambuco passou de 16º no ranking nacional do Ensino Médio, que é o foco do Pacto pela Educação, para 4º lugar com o resultado de 3,6 alcançando a meta do MEC para 2015. Foi o estado da Federação que mais cresceu de 2011 para 2013, com 16% de crescimento.

Além disso, os gestores escolares, com o auxílio dos gestores governamentais, conseguem hoje focar os esforços onde realmente é necessário, envolvendo os professores e equipe gestora em projetos voltados para todos os alunos mas com atenção especial para os que possuem desempenho inferior.

O Núcleo de Gestão por Resultados na Educação é responsável pelo acompanhamento e monitoramento das metas prioritárias da Secretaria de Educação. As reuniões, com a presença do secretário, secretários executivos, assessores e gerentes, acontecem semanalmente e têm como pauta as deliberações geradas nas reuniões de monitoramento com o Governador e o acompanhamento da execução das metas prioritárias. Objetiva também destravar processos licitatórios, jurídicos e administrativos.         Constata-se a importância dessas reuniões conduzidas pelo Núcleo de Gestão a partir do momento que observamos uma série de ações concluídas no âmbito da Secretaria. Podemos destacar como frutos desse monitoramento a abertura de diversas licitações e conclusão de processos nas áreas de infraestrutura, pedagógica, merenda, material escolar e tecnológico para as escolas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s