AAPOG participa do Congresso Brasileiro de Gestores Públicos

AAPOG e Professor Paulo Motta - Ebape/FGV

AAPOG e Professor Paulo Motta – Ebape/FGV

Encerramento do Congresso - AAPOG/PE com diretoria ANESP e SindGestor Goiás

Encerramento do Congresso – AAPOG/PE com diretoria ANESP e SindGestor Goiás

 

AAPOG/PE e AGADPE representando Pernambuco

AAPOG/PE e AGADPE representando Pernambuco

Representantes da AAPOGPE com o palestrante Tim Dirks (Senior Executive Association / EUA)

Representantes da AAPOGPE com o palestrante Tim Dirks (Senior Executive Association / EUA)

AAPOG/PE e representantes da França e SindGestor Goiás

Grupo de estudo com representantes de cada estado para elaboração da carta de intenções

Grupo de estudo com representantes de cada estado para elaboração da carta de intenções

Na semana passada a Presidente da AAPOG Elisandra Paiva e a Vice- Presidente Márcia Souza junto com os representantes da AGADPE representaram Pernambuco no Primeiro Congresso Brasileiro de Gestão Pública realizado. Evento realizado em Brasília no período de 17 a 19 de outubro, promovido pela ANESP – Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

O congresso contou com a participação de representantes dos estados do Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, possibilitando a troca de experiências com outras associações e sindicatos, assim como o desenvolvimento de uma rede de contatos com os representantes desses estados.

Dentre os temas debatidos, destaque para a importância da formação continuada, com maior investimento nas escolas de governo, inclusive com a formação de uma rede nacional. Na realidade o congresso poderia ter sido chamado de Congresso internacional com palestrantes da Argentina, França, EUA, México e Peru, além da presença de representantes da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – Ebape/FGV, Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG) e Universidade de Brasília.

Como resultado do congresso foi elaborada uma carta de intenções com base no que foi discutido durante os três dias do congresso. Uma das maiores preocupação dos presentes durante a elaboração da carta era a de contemplar não só as expectativas dos gestores de carreira federais, mas dar amparo aos estaduais.

De acordo com a avaliação do presidente da ANESP, Trajano Quinhões, “o documento contém uma proposta concreta, legítima e factível. Compatível com o que existe no resto do mundo e chega em um momento em que as condições políticas estão amadurecidas para recebê-lo”.

Em comum, a necessidade de se discutir o tema da profissionalização em todas as carreiras. “É importante a publicação desta carta porque a opinião pública e os contribuintes querem saber o porquê de não se alcançar os resultados pretendidos. Temos de marcar nossa posição e sugerir os avanços necessários. O consenso entre os participantes é de que o Estado precisa ser mais eficiente para o cidadão, e o papel dos gestores públicos nesse processo é fundamental”, enfatizou o diretor administrativo-financeiro da ANESP, Ricardo Vidal.

Além da carta de intenções, a proposta de criação de uma federação que reúna as entidades representativas das carreiras dos gestores nos estados, juntamente com a carreira federal, obteve um avanço importante no último dia do Congresso Brasileiro de Gestores Públicos com a assinatura de um documento que oficializa a criação de uma comissão, com participação de todas as entidades presentes, nove ao todo, além de outras que queiram aderir à futura federação, para assumirem os trâmites legais para criação da entidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s