Pernambuco registra carnaval mais tranquilo dos últimos anos

image_galleryOs foliões pernambucanos estão de parabéns. Foi com essa frase que o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio iniciou a coletiva com a Imprensa, na tarde dessa quinta-feira (14), para divulgar o balanço do Carnaval. Este ano, nenhum homicídio foi registrado  em focos de animação. A redução no Estado dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI foi de  15,9% em relação ano  passado. Foram 53 pessoas assassinadas em Pernambuco contra 63 em 2012.

Para o secretário, o folião este ano foi às ruas com o objetivo de brincar e isso refletiu nos números positivos da redução da criminalidade.”Meu agradecimento especial a todos os policiais e bombeiros além dos 1.300  alunos, que durante o estágio supervisionado garantiram um carnaval tranquilo”.

A SDS também registrou redução nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio – CVP. Neste ano foram registrados 304 casos contra 425  ano passado, representando redução de 28,5%. Recordes também foram alcançados nas apreensões de maconha, crack e loló.

Já os crimes contra a administração pública, que são desobediência, resistência, desacato e desordem; foram 284 este ano contra  227 ano passado representando redução de 25,1%. Os crimes relacionados com drogas registraram um total de 92, com um aumento de 48,4%.

Um aumento de 16,4% nos procedimentos realizados pela Polícia Civil (PC) totalizou 389, divididos entre Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCO), Flagrantes e Boletim de Ocorrência (BOC). Ao todo, 782 pessoas foram conduzidas aos postos de comando da Polícia Militar (PM), resultando em um acréscimo de 17,2% no comparativo com o ano anterior.

O Corpo de Bombeiros registrou 954 procedimentos entre atendimento pré-hospitalar no trânsito e em agressões e emergência clínica – mau súbito representando uma redução de 11% em relação ao ano passado.

Serviços – Os diversos serviços colocados à disposição da população também foram fundamentais para manter a tranquilidade e comodidade durante os festejos de momo. A parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público através do Juizado do Folião também contribuiu para a redução dos números da criminalidade. Pelo sexto ano consecutivo a unidade do Tribunal de Justiça funcionou durante o desfile do Galo da Madrugada. Foram julgados 22 Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCOs. Dezessete casos foram resolvidos no próprio juizado com aplicação de penas alternativas, sendo 12 prestações pecuniárias e cinco prestações de serviços. Os demais casos foram encaminhados para julgamento na Justiça Comum.

A Corregedoria Geral da SDS, assim como a Delegacia Pela Internet e a Gerência de Polícia Científica através dos seus institutos de Medicina Legal, Criminalística e de Identificação  assim como a Central de Videomonitoramento prestaram relevantes serviços à comunidade.

Participaram da coletiva o Secretário Executivo da SDS, Alessandro Carvalho, os comandantes gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coronéis Luis Aureliano e Casa Nova, o chefe da Polícia Civil Osvaldo Morais, o Corregedor Sidney Veras, o chefe da Gerência de Polícia Científica, Francisco Sarmento além do Secretário de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti e a Coordenadora adjunta do Juizado dos Juizados Especiais Izabela Magalhães, dentre outras autoridades civis e militares.

Fonte: Site da Secretaria de Defesa Social

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s